top of page
Buscar

A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é um investimento?


A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, por vezes encarada como despesa, implica em adotar uma série de medidas para salvaguardar a equipe, bem como o desempenho da companhia. Isso porque empregar capital em procedimentos defensivos ampara tanto o lado hipossuficiente da relação laboral, quanto o próprio empregador.

Reduzir os acidentes e doenças ocupacionais não são os únicos frutos colhidos ao se dar o devido valor no assunto. Pensando nisso, elaboramos um post com os principais motivos pelos quais toda empresa deve encarar a segurança do trabalho como uma prioridade. Acompanhe!

Reduz o número de acidentes

O foco de qualquer negócio ao investir em medicina e segurança do trabalho é a preservação da saúde física e mental daqueles que exercem um papel fundamental, os seus operários. Neste contexto, a diminuição dos eventos danosos se dá por meio da antecipação dos riscos inerentes à atividade.

As possíveis situações de perigo são diagnosticadas, as causas das ocorrências de acidentes são avaliadas e, a partir daí, estabelecem-se condutas aptas a eliminar os incidentes indesejados. Quando se cumpre os procedimentos apropriados, a redução dos sinistros é uma consequência natural.

Propicia um ambiente de trabalho saudável

Ao zelar pela segurança dos colaboradores, a empresa também contribui para o desenvolvimento de um ambiente laboral sadio.

Os funcionários se sentem mais confortáveis para desempenhar as tarefas diárias sabendo que sua integridade está a salvo, de forma que os níveis de estresse e desgaste sejam reduzidos. É um fator que harmoniza o convívio corporativo.

Minimiza gastos

Um único acidente de trabalho pode gerar despesas de diferentes naturezas. Primeiro, de ordem salarial, porque o trabalhador afastado continua sendo remunerado pela empresa durante certo período, e além disso, via de regra é necessário alguém para substituí-lo.

Conforme o caso, há também dispêndios com a reparação de equipamentos danificados. Ademais, não são raras as vezes em que o ocorrido deixa sequelas e o trabalhador pleiteie indenização na justiça.

Aumenta a credibilidade da empresa no mercado

A preocupação com a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho demonstra que, acima de visar o lucro, o cuidado com a responsabilidade social também faz parte da cultura da organização. Mais do que servir de modelo no cenário empresarial, o investimento no setor de segurança do trabalho transparece confiança para atrair os melhores talentos.

Estimula a produtividade

Nada melhor para o crescimento da produtividade do que fazer com que o operário se sinta valorizado, e é essa impressão que a atenção à sua defesa e bem-estar causam.

O fato de acidentes acontecerem com frequência pode atrapalhar bastante o rendimento dos funcionários, enquanto percebendo que sua integridade está resguardada, a tendência é que a execução das tarefas sejam concluídas com excelência.

Os benefícios aos empresários que conferem a devida relevância ao tema de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho são muitos, e atualmente diversas ferramentas destinadas ao controle dos processos estão disponíveis no mercado.

Entretanto, cada organização apresenta suas peculiaridades e carece de ações específicas. De tal sorte, contar com os serviços de empresas especializadas é o caminho ideal para quem deseja o planejamento de estratégias eficientes.

Se você gostou do nosso artigo e acha que ele ajudou a esclarecer sobre a importância do investimento na segurança dos seus trabalhadores, deixe seu comentário no post e compartilhe suas considerações!


bottom of page