Buscar

Fatores humanos que influenciam comportamentos de risco


Neste post você irá conhecer os fatores humanos que influenciam os comportamentos de risco nas operações. Você irá conferir também como alcançar e influenciar bons padrões de comportamento nas atividades.

O que são fatores humanos?

Segundo a publicação do HSE “Reducing errors and influencing behavior”:

Os fatores humanos referem-se a questões ambientais, organizacionais e de trabalho. fatores e características humanas e individuais que influenciam o comportamento no trabalho de forma a afetar a saúde e a segurança.

Uma maneira simples de entender os fatores humanos é conhecer três aspectos: o trabalho, o indivíduo e a organização, e com isso, pensar em como eles impactam os comportamentos de saúde e segurança.

Fatores humanos que influenciam comportamentos de risco:

1) O trabalho O trabalho deve ser desenvolvido de forma que atenda aos padrões ergonômicos para que dessa forma sejam levados em consideração a limitação humana e os pontos fortes de desempenho nas atividades. A combinação física envolve todo local e ambiente de trabalho. Os aspectos mentais do trabalho estão relacionados à percepção das tarefas e riscos e também como a informação e poder de decisão sobre as atividades.

Não combinar o trabalho com as capacidades do indivíduo, geralmente resultam em erros humanos.

2) O indivíduo As pessoas trazem ao trabalho as suas atitudes, comportamentos, hábitos e personalidades pessoais, o que pode contribuir tanto de maneira positiva, como negativa, dependendo da atividade realizada. Características individuais influenciam comportamentos de forma significativa e complexa. Os seus efeitos nas atividades podem ser negativos, mas nem sempre serão por causa tipo de ajuste do trabalho. Algumas características como a personalidade individual não pode ser alterada, pois isto define a pessoa, mas a boa notícia é que as atitudes e as habilidades podem ser mudadas e otimizadas!

3) A organização Os fatores organizacionais possuem uma das melhores influencias nos comportamentos dos grupos e dos indivíduos, mesmo que muitas vezes não são levados em consideração nas investigações de acidentes e doenças ocupacionais. As organizações devem estabelecer a sua própria cultura de segurança positiva, ela deve promover o engajamento e o compromisso dos colaboradores com os assuntos de segurança em todos os níveis.

Conclusão Agora que você conheceu os três fatores humanos que influenciam os comportamentos, a figura a seguir representa os problemas chave para cada um deles. Pensando em cada um destes aspectos então, para um comportamento de risco, podemos se perguntar: Que tipo de atividade está sendo pedida e onde? (a atividade e suas características); Quem está fazendo? (O indivíduo e a sua competência); Onde eles estão trabalhando? (A organização e seus atributos).

Por que eu preciso me preocupar com os fatores humanos? Considerar os fatores humanos pode contribuir para a redução do número de acidentes e casos de doenças ocupacionais. Os acidentes ocorrem geralmente pelas causas humanas, visto que a parte técnica como máquinas, tornaram-se mais confiáveis. Segundo o HSE, estima-se que até 80% dos acidentes podem ser atribuídos, pelo menos em parte, às ações ou omissões das pessoas. Não é um resultado surpreendente, o trabalho tem impacto na saúde e segurança das pessoas, por isso, ao tornar ele positivo, leva a satisfação do trabalho e consequentemente o bem estar físico e mental dos indivíduos.


CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram