Buscar

Conheça 9 práticas para atrair bons funcionários para sua empresa


Se você é empresário ou gestor de recursos humanos de uma empresa, certamente já pensou em como realizar estratégias a fim de atrair bons funcionários para a sua organização, não é mesmo? Afinal, apenas com colaboradores comprometidos e capacitados, a empresa tem condições de ir para a frente e realizar as suas atividades com bons resultados.

Pensando nisso, listamos algumas dicas e boas práticas que você pode executar na sua empresa para atrair bons funcionários e, assim, conseguir o sucesso esperado. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Tenha uma boa descrição das vagas

O primeiro passo para atrair bons funcionários é saber criar uma vaga com uma boa descrição. Desse modo, somente as pessoas que realmente se encaixam no perfil buscado enviarão currículos ou se candidatarão para trabalhar na sua empresa.

O ideal é que a vaga contenha o máximo possível de informações sobre as atribuições do cargo, bem como seja restritiva e mostre claramente as exigências necessárias para contratação.

Você pode citar a formação ou curso universitário exigido, o salário que pretende pagar, a quantidade de horas e o horário que será trabalhado, além das funções que deverão ser desempenhadas.

2. Mostre quais são os benefícios oferecidos

É importante, também, divulgar os benefícios que a empresa oferece aos candidatos às vagas. Dessa forma, mais pessoas competentes poderão se candidatar, não só pelo salário, mas também pelo valor agregado que a vaga oferece.

Plano de saúde para o colaborador e seus familiares, cesta básica, vale-transporte e cartões com premiações, entre outros benefícios, podem ser oferecidos e divulgados junto com a descrição das vagas.

3. Esteja aberto a negociações

Outro ponto a ser observado é a importância de estar sempre aberto a negociações com futuros colaboradores. Esse fator é importante principalmente nos casos dos profissionais que estão tralhando em outra empresa e cogitam a possibilidade de trocar o emprego por uma vaga na sua organização.

Se ele for realmente muito bom na função e faça a diferença para o bom andamento da sua empresa, saber negociar é algo que deve ser considerado no seu planejamento.

Na negociação a fim de trazer um bom profissional para a sua empresa, você pode oferecer mais benefícios, horários flexíveis e ajuste salarial em um determinado período, por exemplo.

4. Promova um bom clima organizacional

Assim como os clientes, os funcionários também precisam ter uma imagem positiva da sua empresa. Por isso, promover um bom clima organizacional e um ambiente em que haja o aprendizado constante e a valorização dos colaboradores é algo que precisa ser feito sempre.

Para promover uma cultura organizacional embasada no respeito aos funcionários e que atraia pessoas qualificadas para a empresa, recomenda-se o desenvolvimento de programas de endomarketing e comunicação interna.

Com essas boas práticas, a sua empresa será vista como uma boa empregadora. Isso fará, consequentemente, que bons profissionais participem de seus processos seletivos.

5. Escolha a mídia certa para divulgar suas vagas

Escolher a mídia certa também é importante para divulgar uma vaga. Para isso, uma breve pesquisa pode ser realizada com o objetivo de saber quais são os veículos de comunicação que o perfil de profissionais que você busca costuma acessar.

Entre as opções mais comuns na divulgação das vagas de trabalho de uma empresa estão os anúncios em seções de classificados de jornais de grande circulação e comerciais em programas de emissoras de rádio locais. Ou, então, por meio das mídias sociais, tendo em vista que cada vez mais as pessoas estão presentes nos meios digitais e que existem grupos específicos com esse objetivo.

6. Faça parceria com uma agência de empregos

Se a sua empresa é de pequeno porte e não possui um setor de recursos humanos bem estruturado, uma boa ideia pode ser fazer uma parceria com uma agência de empregos especializada em recrutamento e seleção de pessoal.

Geralmente, esses estabelecimentos possuem psicólogos e outros profissionais de RH que fazem testes com o objetivo de conhecer as habilidades das pessoas que se candidatam a uma vaga. Assim, será muito mais provável obter sucesso na contratação.

Outro ponto interessante de manter uma parceria com uma agência de empregos é que, geralmente, elas possuem um banco de profissionais já cadastrados, o que facilita o processo de busca.

7. Ofereça oportunidades de desenvolvimento ao colaborador

Ao realizar uma nova contratação, você deve deixar claro para o novo colaborador sobre as possibilidades que ele terá na sua empresa. Oferecer um plano de carreira, portanto, pode ser algo considerado como fundamental.

É fato que um funcionário que sabe que possui oportunidades de crescimento, como aumentos salariais ou a efetivação em cargos de chefia a um prazo médio, não vai deixar a sua empresa na primeira oportunidade que tiver para assumir um novo emprego.

O feedback, portanto, deve ser constante, pelo menos uma vez a cada 6 meses, para que o funcionário se sinta valorizado e saiba que pode assumir novos cargo na organização em um futuro próximo.

8. Ofereça cursos e treinamento aos funcionários

Muitas pessoas, hoje em dia, valorizam as empresas que se preocupam com o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Por isso, a fim de diminuir o turnover e atrair boas contratações para a sua empresa, investir em cursos e treinamentos para os colaboradores é algo fundamental.

Você pode, por exemplo, firmar parcerias com escolas profissionais ou universidades, concedendo bolsas de estudo ou descontos nas instituições.

9. Invista na saúde ocupacional

Mais do que um diferencial, a saúde ocupacional é uma obrigação para as organizações. Assim, você precisa contratar quem seja especialista em medicina do trabalho para fazer os exames admissionais, periódicos e demissionais da sua empresa.

Contando com um bom serviço de medicina do trabalho e saúde ocupacional, os funcionários e candidatos a vagas saberão que terão a sua seguridade e saúde valorizadas por sua empresa. E isso pode ser um grande diferencial!


CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram