Buscar

Como a segurança do trabalho ajuda em suas decisões estratégicas?


O dia a dia de um gestor, sobretudo de pequenas empresas, envolve decisões variadas. E essas decisões, claro, devem ser tomadas considerando a legalidade, mas também o que é mais interessante estrategicamente para a empresa.

Diante disso, as regras de segurança do trabalho podem ser aliadas neste processo, isso porque o seu cumprimento favorece as condições de trabalho dos funcionários e mantém a empresa em situação regular com os órgãos de fiscalização.

Então, continue lendo e veja como a segurança do trabalho pode te orientar nas decisões estratégicas!

Medidas que garantem a saúde dos funcionários

Garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários deve ser uma prioridade para a empresa, pois a realização de trabalhos como levantamento de carga, com permanência em pé durante longos períodos e com esforços repetitivos podem culminar em lesões e, comumente, em doenças ocupacionais.

Isso, por sua vez, pode dar causa ao afastamento do empregado e, não raras as vezes, ao pagamento de indenizações.

Por isso, adotar medidas de ergonomia, como respeitar a carga máxima para levantamento, orientar o trabalhador a sentar de tempo em tempo, fazer pequenos exercícios e adotar a postura correta podem garantir melhor qualidade no trabalho.

Medidas que aumentam a qualidade do ambiente de trabalho

Você sabia que a condição de trabalho de seus funcionários causa impacto na empresa? Um empregado em condições ruins produz menos e produz mal. Por isso, o ambiente de trabalho precisa estar condizente com o trabalho a ser desenvolvido.

Nesse sentido, quando trata-se de uma atividade intelectual que exige concentração, devem ser oferecidas condições mínimas de conforto, como o índice certo de temperatura do ambiente, a velocidade e a umidade relativa do ar e o nível de ruídos dentro dos padrões.

Da mesma forma, o mobiliário da empresa deve estar de acordo com a função a ser desempenhada. São decisões simples, mas que orientadas pelas normas de segurança do trabalho proporcionam conforto e favorecem o bom desempenho da equipe.

Conscientização dos colaboradores acerca da segurança do trabalho

Oferecer palestras e orientar os colaboradores sobre as medidas adotadas pela empresa para proporcionar a saúde e segurança no trabalho é fundamental para que eles a adiram com mais facilidade e compreensão.

Nesse contexto, o empregador deve alertar sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual, sobre as medidas que garantem a ergonomia no ambiente de trabalho e das demais normas adotadas pela empresa para proporcionar segurança. A conscientização é a forma mais eficaz de fazer com que todos cumpram as normas.

Treinamento como forma de evitar acidentes

Outra medida de segurança do trabalho a ser adotada pela empresa é garantir o treinamento de seus funcionários, sobretudo para o desempenho de atividades de risco.

Oferecer o treinamento é uma das formas mais simples de se evitar acidentes de trabalho, desperdícios de material e de tempo e de garantir um trabalho com mais qualidade. Por isso, essa é uma decisão estratégica imprescindível para a empresa, na medida em que reduz custos e aumenta a produtividade.

Medidas que aumentam a produtividade

Como dito, o treinamento dos funcionários é fundamental para aumentar a produtividade da equipe, assim como um ambiente de trabalho mobiliado adequadamente à função desenvolvida. No entanto, algumas outras medidas também são importantes para garantir esse resultado.

Isso significa que além de medidas objetivas como as citadas, o gestor precisa buscar a satisfação do seu colaborador. Isso implica oferecer um ambiente tranquilo, contar com pequenos espaços para relaxamento, que pode ser até mesmo uma copa. E, ainda, instigar o funcionário a inovar, ouvir o que ele tem a dizer e, isso inclui as críticas e reclamações e, também, deixá-los à vontade para propor mudanças.

Enfim, são decisões estratégicas tomadas com base na saúde e segurança do trabalho, sobretudo, determinadas pela NR – 17 do MTE, e que só tendem a proporcionar ao trabalhador um ambiente mais propício ao bom desempenho e à produtividade e qualidade do trabalho.

Essas decisões podem ser tomadas com a orientação de profissionais especializados em segurança do trabalho, seja por meio de consultoria ou de palestras educativas.


CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram