Buscar

Conheça 4 ferramentas de segurança do trabalho


Adotar estratégias de segurança é essencial para o desempenho eficiente de um negócio.É imprescindível conhecer ferramentas de segurança do trabalho e saber como aplicá-las de forma efetiva em seu negócio.Existem diversas ferramentas de segurança do trabalho e prevenção de acidentes.

Neste artigo abordaremos algumas delas, e lembre-se de que, em geral, todas são de fácil implementação e devem ser escolhidas de acordo com a realidade da sua empresa. Confira!

1. DDS – Diálogo Diário de Segurança

Conhecido como DDS, o diálogo diário de segurança é, certamente, uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas como meio de conscientizar os colaboradores a respeito de sua segurança em ambiente profissional.

Normalmente aplicado antes do início da jornada de trabalho, é um breve período de tempo reservado para discussões e instruções a respeito de assuntos relacionados à prevenção de acidentes de trabalho.

É uma excelente ferramenta, pois conscientiza os funcionários a mudarem seu comportamento e a forma como se posicionam no ambiente laboral. Além de reduzir custos com assistência médica, essa ferramenta reduz diretamente os acidentes de trabalho, garante melhorias na produtividade, no comprometimento e no nível de satisfação dos colaboradores.

2. Registro de prevenção

Outra ferramenta muito utilizada pelas empresas, o registro de prevenção é conhecido por diversos nomes: Prevenção Já, Registro Preventivo etc.

É uma ferramenta na qual o colaborador formaliza práticas que aconteceram na empresa e que podem gerar riscos para os trabalhadores. Por exemplo, um funcionário que não utilizou o EPI, ou, ainda, um colaborador que fez uso indevido de alguma máquina ou equipamento.

Para se usar essa ferramenta de segurança do trabalho, é importante que a empresa conte com a colaboração de trabalhadores conscientes a respeito da importância da segurança, já que muitos colaboradores deixam de registrar os desvios por medo de retaliações da chefia.

Por meio da conscientização da equipe e de uma boa estratégia, o registro de prevenção é uma ferramenta efetiva na garantia da segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.

3. Análise de Risco

Outra ferramenta – a qual possui diversas nomenclaturas – que está entre as mais utilizadas na segurança do trabalhador é a análise de risco. Essa é excelente opção para quem busca eficiência na adoção de estratégias de segurança do trabalho e prevenção de acidentes.

Nessa metodologia, ou técnica, faz-se um estudo dos riscos presentes no ambiente de trabalho, que são devidamente identificados e analisados. Com base nos resultados obtidos, é possível adotar estratégias que visem à segurança e à prevenção de possíveis acidentes.

Na análise de riscos é imprescindível conhecer o processo produtivo, identificar os colaboradores em risco, conhecer detalhadamente as etapas do trabalho, todo o maquinário e os produtos utilizados no processo de produção, observar a iluminação, a ventilação do local, a postura dos colaboradores e a jornada de trabalho seguida na empresa. Com essa análise aprofundada, a segurança dos trabalhadores acaba sendo muito maior e mais efetiva.

4. Outras ferramentas de segurança do trabalho

Além do DDS, do registro de prevenção e da análise de risco, existem diversas ferramentas de segurança do trabalho. Podemos destacar: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), palestras sobre segurança, inspeções específicas de segurança, cartão “PARE”, investigação de acidentes, verificação de ciclo de trabalho, controle de produtos perigosos, auditoria sistêmica, entre outros. Todas são excelentes alternativas e devem ser adotadas de acordo com as especificidades de seu negócio.

A decisão com relação às ferramentas de segurança do trabalho que devem ser implementadas em sua empresa deve considerar fatores individuais e práticos do seu negócio. Por isso é importante conhecer as opções disponíveis no mercado e o perfil dos seus colaboradores. Com isso, ficará mais fácil escolher a ferramenta mais adequada e efetiva para a segurança de sua equipe.


CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram