Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

6 dicas para ter sucesso na retenção de colaboradores

Um dos pilares principais de uma empresa é os seus funcionários. Ter equipes que trabalham em sintonia e com foco em crescer sempre é um bom resultado de retenção de colaboradores. Afinal, uma companhia que tem uma constante troca de profissionais é uma empresa que gasta muito mais em tempo e dinheiro na busca por pessoal capacitado.


Manter profissionais é uma prática excelente e um dos principais passos para o crescimento da empresa, além de proporcionar um ambiente mais saudável no dia a dia corporativo.


Quer ter uma equipe talentosa, qualificada e motivada? Acompanhe este post e confira 6 dicas de retensão de colaboradores!


1. Ofereça um plano de carreira


Todo profissional busca uma carreira cheia de oportunidades. Encontrar um emprego que tenha possibilidade de crescimento com certeza é um fator que atrairá muitas pessoas interessadas.

Portanto, crie um plano de carreira que ofereça aos funcionários chances reais de alcançar cargos mais altos, que seja dinâmica, com maior independência e que tenha bonificações no decorrer do tempo. Você verá o quanto eles ficarão animados.

É importante você saber que um bom plano de carreira retém muito mais funcionários do que você imagina! Sabe por quê? As pessoas querem um trabalho que as deixe seguras, oferecendo novas possibilidades e, sempre que possível, modificando tarefas e áreas de atuação.


2. Valorize a sua equipe


Você sabe qual funcionário mais se destacou? Ou aquele que demonstra mais agilidade na resolução de problemas? E o que é mais prestativo? Conheça os profissionais que trabalham com você! Isso é essencial para que eles se sintam valorizados e, consequentemente, desempenhem melhor suas atribuições.

Muito mais que isso, ao se sentirem bem vistos pela chefia, os colaboradores também passam a querer ficar mais tempo na empresa e construir uma história com a companhia. Outra boa prática é incentivar os funcionários com objetivos e metas com premiações.

Por exemplo: ao atingir X vendas no mês o seu funcionário ganha passagens para um destino brasileiro. E assim por diante. Com isso, você ainda verá sua equipe muito mais incentivada!


3. Preserve um clima agradável


Geralmente uma pessoa passa mais tempo no escritório do que fora dele. Então, é ideal que a empresa proporcione um clima tranquilo e que seja um ambiente agradável de se estar e trabalhar. Você pode investir em grandes janelas para a entrada de luz natural e também um campo maior de visão, criar espaços para descanso, happy hours entre os funcionários etc.

Também é muito importante deixar as portas abertas para que seus colaboradores falem com você. Um clima agradável na companhia envolve tanto aspectos físicos, como nos espaços em comum, quanto no comportamento.

Outra dica interessante é promover rodas de conversa com os funcionários pelo menos uma vez ao mês. Nesses momentos você pode criar dinâmicas para conhecer melhor as pessoas que trabalham para você e, ao mesmo tempo, fazer com que eles se sintam ainda mais à vontade na companhia.


4. Dê atenção especial ao salário como aliado na retenção de colaboradores


Você sabia que para a maioria das pessoas o salário conta bastante na hora de aceitar uma proposta de emprego? Pois é. Não à toa as pessoas trabalham e se especializam com o intuito de conseguirem boas remunerações. Por isso, inclua esse item como um dos mais importantes com foco na retenção de colaboradores.

Fique sempre atento à faixa salarial, seguindo as recomendações dos sindicatos. Também mantenha o hábito de checar como o mercado anda se movimentando quantos aos valores pagos por cada função. Isso vai ajudar você a ter a sua própria base de pagamentos. Sem contar que você pode definir como funcionam os aumentos e explicar em uma cartilha para os colaboradores, por exemplo.

Nesse item ainda vale você oferecer bons benefícios. Se o salário estiver um pouco abaixo da faixa, você pode supri-lo por meio de outras vantagens. Que tal distribuir 4 ingressos de cinema por mês? E desconto na compra de livros? Auxílio para faculdade, pós-graduação, MBA? Existem até empresas que ajudam seus funcionários mensalmente a poupar para contribuir em uma viagem de férias.


5. Incentive o aprendizado dos seus funcionários


Muitas empresas têm visto o quanto incentivar cursos, workshops, MBAs e qualquer outro tipo de capacitação tem gerado o interesse maior por parte dos colaboradores. Por isso, essa prática é importante e essencial para o seu negócio.

Vale ressaltar ainda que oferecer conhecimento é uma forma excelente para que as pessoas desenvolvam novas habilidades. A criatividade também é aumentada e naturalmente você passará a ter uma equipe com resultados melhores, e dia após dia surpreendendo você.

Já pensou em incentivar o aprendizado de um segundo idioma? Existem escolas com programas totalmente elaborados para executivos e profissionais dentro dos seus ambientes de trabalho. Dá até para você realizar reuniões em inglês para treinar ainda mais os colaboradores.


6. Tenha uma boa comunicação


Saber dialogar com a sua equipe levará a sua empresa cada vez mais longe. Isso é causado pelo fato de que trocar ideias e estar sempre disponível para conversar é um facilitador de boa convivência. Esse hábito amplia as chances de preservar o equilíbrio dentro da sua companhia.

Manter uma boa comunicação interna ajuda a evitar ou diminuir fofocas que, infelizmente, ainda são comuns no ambiente de trabalho. Ou seja, quando você for anunciar algo, como aumento salarial, cliente novo ou um benefício extra, não demore a chamar os seus colaboradores e esclarecer todas as dúvidas.

É bom também realizar pequenas pesquisas ao longo do ano. Você saberá de maneira mais clara onde estão os pontos a serem melhorados e aquilo que os funcionários mais aprovam dentro da empresa.


Você notou que trabalhar na retenção de colaboradores, na verdade, é uma questão de boas práticas e ter sempre uma gestão mais aberta a novidades e de olho nas tendências? Se você ainda não aplica nenhuma das dicas mencionadas aqui, comece o quanto antes! Basta planejamento e foco. Lembre-se: valerá a pena reter talentos e crescer ainda mais!

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram