Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

EPI/EPC: Qual a diferença e sua importância?


Tanto os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) quanto os Equipamentos de Proteção Coletiva tem por finalidade a proteção à saúde e segurança dos profissionais que exercem funções nas empresas. Visto que é determinado pelas Normas Regulamentadoras 04 e 06.


A principal diferença é o uso de forma individual no EPI e o uso de maneira coletiva no EPC, porém ambos visam a proteção e segurança do profissional. Esses equipamentos diminuem ou eliminam os riscos e a exposição relacionados à execução de atividades, seja de maneira coletiva ou individual.


Os EPI são os equipamentos de proteção individual, tem por finalidade protege-lo contra prováveis riscos à segurança e saúde durante a execução de uma atividade. Alguns exemplos são: Luvas descartáveis, máscaras faciais, respirador N95, entre outros.


Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são utilizados no área laboral com a finalidade de proteger o coletivo. Alguns exemplos são: Cones, fitas, placas de sinalização, alarmes, exaustores, corrimão, entre outros.


É importante conhecer a determinações que constam nas Normas Regulamentadoras, por isso, deixaremos o link das Normas citadas durante o Post.


NR-04: https://sit.trabalho.gov.br/portal/images/SST/SST_normas_regulamentadoras/NR-04.pdf

NR-06: https://sit.trabalho.gov.br/portal/images/SST/SST_normas_regulamentadoras/NR-06.pdf

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram