Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

Importância da avaliação de ruído nas empresas

Os profissionais podem ser expostos a altos níveis de ruídos em ambientes de trabalho, no sentido abrangente, como em setores da construção, fundições, indústrias têxteis, dentre outros. A exposição a curto prazo ao ruído excessivo a altos níveis poderá causar a perda de audição temporária, que pode durar entre alguns segundos ou alguns dias. A exposição prolongada ao ruído pode provocar perda auditiva definitiva. A perda auditiva que ocorre ao decorrer dos anos nem sempre é simples de identificar e, infelizmente, a maioria dos profissionais não identificam de que estão apresentando a dificuldade na audição e até a sua audição já ter sofrido lesões permanentes. A exposição ao ruído industrial pode ser controlada – muitas vezes com custos mínimos e sem dificuldades técnicas. O objetivo do controle do ruído industrial consiste em eliminar ou reduzir o ruído na sua origem.


Foram realizados múltiplas pesquisas em que revelaram-se a existência de fenômenos de habituação ou de adaptação ao ruído pelo Ser Humano. Estes fenômenos ocorrem, no entanto, à custa de alterações fisiológicas e psicológicas de cada indivíduo.

As repercussões do ruído na saúde humana podem agrupar-se em: Físicos quando se identificam modificações nas propriedades físicas do sistema auditivo (perdas auditivas). As perdas auditivas podem ser temporárias ou permanentes. Estas últimas resultam da exposição a níveis sonoros elevados ao longo de vários anos e verificam-se principalmente em trabalhadores do ramo industrial; Fisiológicos quando se observam alterações fisiológicas, por exemplo, alterações da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco e respiratório e tensões musculares; Psicológicos quando se observam alterações no comportamento, por exemplo, a irritabilidade, stress, fadiga e diminuição da capacidade de concentração.


Com auxílio do aparelho conhecido por decibilímetro, é realizado as Avaliações de Ruído em empresas e outros espaços físicos necessários. Esse nome é derivado da unidade de medida padrão do som decibéis. O aparelho foi desenvolvido para medir o ruído emitido em determinado ambiente seja ele aberto ou fechado.


Contate-nos para saber como podemos ajudá-los com as avaliações de ruído na sua empresa.

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram