Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

Importância das pausas no ambiente de trabalho


Devido a correria da rotina, muitos profissionais entendem que o melhor a ser feito é permanecer sentado em frente ao computador ou mesa de trabalho e produzir até que exatamente todas as atividades estejam perfeitamente concluídas. Porém, o que poucos sabem é que realizar pausas regulares estimulam o cérebro a manter-se focado e centrado naquilo que precisa ser feito. Quando permanecemos por um longo tempo realizando a mesma tarefa, sem realizar pausas, é comum o cansaço ocular, dor nas costas e até pode aparecer a sensação de não estar conseguindo avançar no objetivo proposto.


Os intervalos não precisam ser longos, apenas em segundos ou minutos. Espairecer no ambiente de trabalho, seja realizando um alongamento ou até tomando um cafezinho faz com que o ciclo de monotonia seja quebrado e com isso, nosso cérebro tende a ser “refrescado”.


Ressalta-se que segundo determinado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é necessário realizar um intervalo de 15 minutos para jornadas acima de 4 horas e de 1 hora para períodos acima de 6 horas. Somando-se à essa determinação, existe a imprescindibilidade de realizar os intervalos curtos nos períodos de execução do trabalho.


As pausas no ambiente laboral são realizados através de simples atividades que promovem melhores níveis de concentração; diminui o estresse; além de melhorar o tônus muscular e postura.


A Norma Regulamentadora 17 determina sobre Ergonomia e as melhores maneiras para manter a saúde do profissional reduzindo a probabilidade de desenvolver patologias osteomusculares devido à monotonia, levantamento de cargas excessivas e postura incorreta, entre outros fatores.


O profissional e a empresa beneficiam-se quando todos os fatores apontados durante o post são observados e executados como o determinado. Demonstram-se melhores resultados, maior produtividade e menor índice de absenteísmo nas empresas.

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram