Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

O que é LER/DORT?


O termo LER significa Lesões por Esforço Repetitivo e refere-se a um grupo de patologias ocasionadas fundamentalmente por movimentos articulares repetitivos. Já a termo DORT são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, ou seja, são grupos de doenças do sistema osteomuscular que apresentam relação com a atividade laboral, causadas ou não por movimentos repetitivos. Dessa maneira, a LER pode ou não ser uma DORT, a depender da conjuntura de haver ou não relação causa/efeito com a função exercida. Geralmente acometem regiões da coluna vertebral e membros superiores.

Ocasionam dor e podem alterar a capacidade funcional da região comprometida. São exemplos de LER/DORT: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias, entre outras.

Essas patologias são relacionadas ao trabalho e podem prejudicar a produtividade laboral, a participação na força de trabalho e o comprometimento financeiro e da posição alcançada pelo trabalhador. Além disso, elas são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representam custos com pagamentos de indenizações, tratamentos e processos de reintegração à ocupação.


Para prevenir agravos como esses, o Ministério da Saúde recomenda aos empregadores atenção à Norma Regulamentadora 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.


A prática de ginástica laboral, estar atento à pausas regulares no ambiente de trabalho, bem como, a realização da avaliação ergonômica na empresa e seguir corretamente as orientações ergonômicas são medidas que podem contribuir para o não surgimento destas e outras doenças.


Fonte: Ministério da Saúde

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram