top of page
Buscar

O que faz um Fisioterapeuta do Trabalho?

A fisioterapia do trabalho surgiu devido a necessidade do acompanhamento da saúde do trabalhador, sendo baseado em algumas ciências como a ergonomia, atividade laboral, biomecânica, entre outras, sempre com o objetivo de prevenir, resgatar e manter a saúde ocupacional. Através do enfoque interdisciplinar e multiprofissional atua na reabilitação de queixas ou patologias musculoesqueléticas decorrentes do trabalho.


O fisioterapeuta do trabalho é responsável por manter a saúde do trabalhador em dia. Ele atua na prevenção de lesões, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais e na recuperação de problemas decorrentes da atividade profissional. É um profissional fundamental para empresas porque colabora para diminuir o afastamento de trabalhadores por problemas musculares ou esqueléticos.


O fisioterapeuta também estuda o ambiente de trabalho e a rotina de cada trabalhador, assim como os riscos aos quais eles estão expostos. O objetivo é desenvolver estratégias para prevenir acidentes e pode lesões. Isso envolver a prática de exercícios laborais, reeducação postural, ergonomia, etc.


Técnicas de fisioterapia do trabalho


Para o desenvolvimento dos programas realizados pelo fisioterapeuta do trabalho são utilizadas muitas técnicas em sua atuação, entre elas: Ginástica Laboral; Ergonomia; Prevenção e Tratamento de Lesões Ocupacionais; e realização de Laudos Ergonômicos.

Confira a Resolução em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=5020

bottom of page