Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

Primeiros socorros para empresas: obrigação determinada pela NR 7


O treinamento de primeiros socorros para empresa é uma obrigação enquadrada dentro da NR7, que impõe o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) em todas as empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atuação.


A Lei indica que as empresas devem possuir um kit específico para a prática dos primeiros socorros e também uma pessoa especializada em realizar os atendimentos do tipo. É essencial possuir capacitação para agir de acordo com as necessidades da atividade exercida, evitando problemas mais graves. As empresas que não possuem esse tipo de equipamento podem ser multadas em uma possível vistoria de segurança.


De acordo com a pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2012 até hoje (2020) já foram registrados mais de 4 milhões de notificações de acidentes de trabalho em todo o território nacional. Dentre esse número, 16.455 foram vítimas fatais.


Primeiros socorros são cuidados prestados, com brevidade, a pessoas (vítimas) em situações de acidentes ou mal súbito, no local onde o fato está ocorrendo, visando à manutenção da vida.


A rapidez nos primeiros socorros é essencial para manter os sinais vitais da vítima e preservar suas chances de sobrevivência até que o atendimento profissional seja realizado. Nessas situações, a falta de uma equipe preparada resulta em prognósticos ruins para a vítima.


Se você gostou do nosso artigo e acha que ele ajudou a esclarecer sobre a importância do investimento na capacitação de Primeiros Socorros dos seus trabalhadores, deixe seu comentário no post e compartilhe suas considerações!

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram