Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

Qual a importância da avaliação ergonômica para a sua empresa?


A postura inadequada, monotonia e repetitividade são considerados um dos exemplos de riscos ergonômicos. Eles podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, tensão, ansiedade, problemas de coluna, entre outros. Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador, é necessário um ajuste entre as condições de trabalho seguindo as medidas ergonômicas de prevenção.


Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ergonomia é o ajuste mútuo entre o homem e seu ambiente de trabalho, cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem estar. É o conjunto de ciências e tecnologias que procuram um ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e sua atividade laborativa. Segundo a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características físicas e psicológicas do indivíduo”.


É preciso implementar e executar com veemência as medidas de prevenção com ações simples, de rápida execução para garantir a melhoria na qualidade na ergonomia auxiliando o servidor na prevenção de dores e outras patologias como LER/DORT.

Por exemplo, em relação ao monitor do computador, ele deve estar centralizado à visão do usuário. Caso esteja deslocado para um dos lados, mesmo que levemente, obrigará o trabalhador a realizar frequentes rotações de cabeça, muitas vezes imperceptíveis, que poderão trazer sérios problemas em médio/longo prazo. Posicione-se entre 45 a 70 centímetros do monitor, fazendo com este um ângulo entre 10 a 20º. Regule sua altura, deixando-o ligeiramente abaixo (15 a 20 graus) da altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço. Podemos utilizar suportes de monitor ou mesas dinâmicas que permitem a regulagem.


Uma boa postura é fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual. As costas devem ser bem apoiadas pelo encosto da cadeira; os ângulos entre os antebraços e os braços e entre as pernas e o tronco devem ser de 90º, dentre outras orientações, tais como em relação aos profissionais que realizam levantamento de cargas no ambiente de trabalho.


Entre em contato conosco para realizar a avaliação da sua empresa por meio da análise ergonômica que, de fato, é imprescindível para a saúde do trabalhador.


Fonte: Conselho Federal e Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram