Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

Síndrome de Burnout: Saiba o que é e previna-se


Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é definido pelo Ministério da Saúde como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.


Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é primordial procurar apoio profissional no aparecimento dos primeiros sintomas. Tem como sinais e sintomas também o nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.


O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Nesse momento é extremamente importante que busque apoio profissional. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.

O Ministério da Saúde apresenta os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout: Cansaço excessivo, físico e mental; dor de cabeça frequente; alterações no apetite; insônia; dificuldades de concentração; sentimentos de fracasso e insegurança; negatividade constante; sentimentos de derrota e desesperança; sentimentos de incompetência; alterações repentinas de humor; isolamento; fadiga; pressão alta; dores musculares; problemas gastrointestinais; alteração nos batimentos cardíacos.

A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout são estratégicas que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. Condutas saudáveis evitam o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a tratar sinais e sintomas logo no início.


· Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.

· Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.

· Faça atividades que "fujam" à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema.

· Evite o contato com pessoas "negativas", especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros.

· Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.

· Realize atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc.

· Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental.

· Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.


Outra conduta muito recomendada para prevenir a Síndrome de Burnout é descansar adequadamente, com boa noite de sono (pelo menos 8h diárias).É essencial manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas.


Cuide da sua Saúde Mental! Cuide de você.

Fonte: Ministério da Saúde

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram