top of page
Buscar

Saúde Ocupacional e sua importância


A saúde dos profissionais é um grande desafio para as empresas. Nessa perspectiva, as ações visando a saúde ocupacional são de extrema importância.


Saúde Ocupacional compreende em uma área específica dentro da Medicina que tem como objetivo estudar a saúde do trabalhador. Podemos definir como o conjunto de regras e procedimentos para minimizar, eliminar e neutralizar os riscos decorrentes das atividades laborais.


Está focado na qualidade de vida dos funcionários, oferecendo-os bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho propício. Garante condições básicas para o desenvolvimento das atividades laborais. Essa área atua, principalmente, com a prevenção de riscos e problemas que o trabalhador possa enfrentar devido um ambiente inadequado para a realização das atividades cotidianas.


Está também relacionada com a realização dos exames médicos regulares por parte do funcionário, como o admissional, em casos de troca de função, demissional e os periódicos. O objetivo é verificar se o desenvolvimento das atividades tem comprometido à saúde do funcionário em algum nível.


Todos os empregadores devem observar atentamente o ambiente físico de suas empresas, responsabilizando-se sempre sobre as medidas necessárias para seus empregados manterem-se o mais distante possível de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.


Para saber realmente quais são esses riscos, deve-se realizar uma vistoria com profissionais especializados em Segurança do Trabalho, esses profissionais levantarão quais os riscos existentes em todos os ambientes de sua empresa, e indicarão ações a serem tomadas para evitar a ocorrência de acidentes.


É fiscalizada através de programas obrigatórios por lei, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além das exigências discriminadas nas 36 Normas Regulamentadoras (NRs) previstas na Portaria nº 3.214.

bottom of page