Buscar
  • Enfermeira Luísa Amaral

Segurança no trabalho: como treinar seus funcionários?

Investir em conscientização e treinamento sobre segurança no trabalho não é apenas uma obrigação legal do empregador. É uma forma de engajar os colaboradores para atingir a redução dos riscos da atividade laboral e o aumento da produtividade.


E há alguns programas básicos de treinamento de segurança para funcionários que podem ser muito eficientes para alcançar esses objetivos. Confira neste texto algumas sugestões de iniciativas para tornar sua equipe mais preparada para enfrentar os riscos da rotina de trabalho!


Por que é importante?

É claro que seguir o que diz a legislação trabalhista no que se refere à segurança no trabalho e prevenção de acidentes é fundamental.

Mas não está errado quem pensa que este não é o principal retorno dos investimentos em treinamentos sobre segurança no trabalho. Confira alguns benefícios:


Menos acidentes

Este é um resultado direto e imediato da preocupação da empresa com o treinamento de segurança para funcionários. Cientes e atentos às normas e procedimentos de segurança, os colaboradores correm menos riscos de acidentes.

Além de proteger a integridade da equipe, a empresa garante que haverá menos afastamentos e menor perda de produtividade.


Menos gastos

Com menos acidentes e menos afastamentos, a organização economiza com a redução das substituições e horas extras, por exemplo, além de prevenir-se contra os gastos com eventuais ações trabalhistas.


Mais engajamento e qualidade
Ao demonstrar preocupação com a saúde e bem estar dos colaboradores a empresa está estimulando seu engajamento e sua motivação, essenciais para a melhoria do ambiente de trabalho e da elevação da produtividade. Assim, a empresa terá um produto final com mais qualidade e menor custo de produção.

Por onde começar?
Veja a seguir alguns exemplos de treinamentos relativos à segurança no trabalho que podem ser oferecidos aos colaboradores da sua empresa:

Conscientização dos riscos

O primeiro passo é obter a atenção dos funcionários no esforço para combater os acidentes. Alertá-los sobre os riscos da atividade e sobre a necessidade de utilizar os equipamento de proteção e seguir os procedimentos de segurança é o primeiro passo.

Isso pode ser feito por meio de palestras, campanhas, treinamentos ou dinâmicas presenciais. O importante é conscientizar os colaboradores.


Uso de EPIs

Dependendo da atividade a ser realizada, é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. O problema é que, muitas vezes, mesmo com essas ferramentas à disposição, os colaboradores não as utilizam por achá-las desconfortáveis ou trabalhosas.

Conscientizá-los sobre a importância dos EPIs e ensiná-los sobre a forma correta de utilizar esses equipamentos é uma obrigação do empregador. Treinamentos e simulações são eficazes neste item.


Ergonomia

Eficiente e necessário em praticamente todos os ramos de negócios, o treinamento de ergonomia ensina a forma correta dos colaboradores utilizarem máquinas e equipamentos, sem o risco de lesões ou acidentes.

Seja no escritório ou na fábrica, a má postura e o manuseio incorreto das ferramentas de trabalho é um importante fator de risco à saúde. Delas originam-se problemas como as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.


Cultura de segurança

A melhor forma de reduzir os riscos de acidentes é disseminar uma cultura de segurança. Assim, os funcionários estabelecem uma rotina de identificar os riscos e prevenir acidentes constantemente.

Criar ou mudar uma cultura de comportamento corporativo não é tarefa simples e não ocorre da noite para o dia. Por isso, é importante que o trabalho seja constante, com campanhas e treinamentos diversos. É essencial também monitorar os resultados desse esforço para garantir seus benefícios.


Estes são alguns programas básicos de treinamento de segurança para funcionários. Além deles, você pode avaliar outros temas, focados no seu negócio.

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram