QUALIDADE DO TRABALHO

Baseado nas inúmeras situações de riscos possíveis de interferir na qualidade do produto final, as condições higiênico-sanitária vem criando várias ferramentas de gestão de qualidades, afim de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos.

 

Pensando nisso a Resgate Brasília vem desenvolvendo um conjunto de atividades na área de qualidade do trabalho com foco nos programas prevencionistas, treinamentos, capacitação pessoal, consultoria e assessoria, onde podemos destacar os seguintes serviços:

ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE – APPCC

Trata-se de um sistema de controle que aborda a segurança do alimento através de análise e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos, desde o manuseio, produção e fabricação, partindo da identificação dos pontos críticos de controle e avaliação dos perigos, mantendo aplicar medidas preventivas e ações corretivas. O programa inclui o treinamento e a capacitação pessoal.

 

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO – BPF

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrange um conjunto de medidas descrito no manual, que devem ser adotadas pelos estabelecimento partindo de práticas obrigatórias com informações necessárias à segurança e adequação dos processos de produção, tratando de procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição do produto final, com o objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança. O programa inclui o treinamento e a capacitação pessoal.

 

INSTRUÇÕES DE TRABALHO – IT

As ITs devem ser apresentadas como anexo do manual de procedimentos de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) do estabelecimento e acessíveis aos responsáveis pela execução das operações e às autoridades competentes, tendo como função deixar clara as atividades exercidas ao executor durante um processo, de forma crítica um passo a passo, descrevendo regras dentro de informação mais detalhadas e objetivas das atividades específicas para o gerenciamento do sistema de gestão da qualidade, conforme a ISO 9001. O programa inclui o treinamento e a capacitação pessoal.

 

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO – MBPF

Trata-se de um manual próprio e específico para o estabelecimento, que tenha base científica e que atenda as exigências dos regulamentos técnicos, abrangendo toda cadeia produtiva, descrevendo o objetivo, âmbito de aplicação, definições e requisitos de modo a garantir os procedimentos básicos de boas práticas de fabricação, mantendo ser claro e preciso o bastante para que todas as operações sejam executadas conforme o descrito e que o objetivo esperado seja atingido. O programa inclui o treinamento e a capacitação pessoal.

 
 

PROCEDIMENTO PADRÃO DE HIGIENE OPERACIONAL – PPHO

Os PPHOs são representados por requisitos no MBPF considerados críticos na cadeia produtiva de alimentos e parte como etapa preliminar da implantação do programa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC. O PPHO é um conjunto de procedimentos para estabelecer a forma rotineira pela qual a empresa evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, preservando a sua qualidade e integridade por meio da higiene antes, durante e depois das operações industriais. O programa inclui o treinamento e a capacitação pessoal.

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO – POPs

Os POPs devem ser apresentados como anexo do manual de procedimentos de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) do estabelecimento e acessíveis aos responsáveis pela execução das operações e às autoridades competentes. Os POPs devem descrever os materiais e os equipamentos necessários para a realização das operações, a metodologia, a frequência, o monitoramento, a verificação, as ações corretivas e o registro, bem como os responsáveis pelas execuções. As ações corretivas devem contemplar o produto, a restauração das condições sanitárias e as medidas preventivas. Os funcionários, os monitores e os verificadores devem estar devidamente treinados para execução dos POPs, que devem ser revisados pelo menos uma vez ao ano e sempre que houver qualquer modificação nos procedimentos operacionais, visando avaliar a sua eficiência e ajustando-os se for necessário. Todas as etapas descritas nos POPs devem ser registradas e a verificação documentada, para comprovar sua execução. Esses registros devem ser datados e assinados pelo responsável pela execução de cada etapa dos POPs. O programa inclui o treinamento e a capacitação pessoal.

 

PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE – PCQ

O PCQ parte de um programa que deve ser apresentado como anexo do manual de procedimentos de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) do estabelecimento e acessíveis aos responsáveis pela execução das operações e às autoridades competentes, em que, o estabelecimento relata análises e referências ao executor, instruindo-o da forma de inspeção e dando-o parâmetros de liberação, garantindo assim o controle de qualidade. O programa inclui o treinamento e a capacitação pessoal.

 
reunião de negócios
esboçar
Documento com Pen
Analisando os dados
Discutindo os Números

CNPJ: 12.133.247/0001-65

QI 01 Conjunto "B" Lote 02 Loja 01, Cidade Jardins - Valparaíso de Goiás/GO
atendimento@resgatebrasilia.com.br

(61) 4042.9450

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram